Tchawang Ngal-So Reiki

foto: Victor Ribeiro

O que é o Tchawang Ngal-So Reiki?

A tradição tibetana sempre enfatizou a cura através das mãos. Buddha Shakyamuni ensinou esse sistema, conhecido como Tchawang, há 2.500 anos na Índia. Buddha costumava ir todos os dias na cidade local para cuidar das pessoas sofredoras; ele as curava através das bênçãos de suas mãos e da invocação das energias puras ilimitadas de compaixão, amor e sabedoria. Em Bodhgaya, India, existem esculturas antigas das mãos e pés do Buddha e ainda hoje as pessoas as tocam para receber suas bênçãos e passam um pano nelas para poder pegar o traço desses desenhos.

Tchawang é uma palavra tibetana que significa poder da mão, e NgalSo é uma palavra para expressar relaxamento. A palavra NgalSo é formada por duas sílabas, Ngal e So e cada uma delas tem um significado particular. Ngal significa que hoje em dia estamos muito doentes, cansados, fracos e poluídos, tanto mentalmente como fisicamente; So significa que podemos recuperar nossa pura energia essencial vital de cristal e a luz interior a fim de alcançar um profundo senso de bem-estar.

O mestre japonês Ushi fundou a escola moderna de Energia de Reiki Universal. Seguidor do sistema Shingon de Budismo Japonês ele criou um sistema de cura baseado na sua experiência interior usando o poder das mãos e das visualizações. Mais tarde, este sistema, aberto às pessoas de todas as crenças e culturas, foi dividido em três níveis dos quais foram desenvolvidas muitas diferentes linhagens pelo mundo.

A transmissão da cura Tchawang de Lama Gangchen faz uso das práticas de Autocura Tântrica NgalSo dos Cinco Dhyani Buddhas, das Cinco Grandes Mães, do Buddha da Medicina, de Manjushri Preto assim como de exercícios de respiração.

Raízes históricas do Tchawang Nga-So Reiki

O príncipe Siddharta, antes de se tornar Buddha, e seu primo Devadhatta cresceram juntos e eram como irmãos. Depois que Buddha alcançou a iluminação, Devadhatta tornou-se extremamente ciumento e competitivo em relação a ele.

O que quer que Buddha fizesse, Devadhatta criticava ou desafiava. Muitos desses incidentes estão relatados nos Sutras. Num dia em particular, Buddha ficou doente e seguindo o conselho de seu médico Jivaka, ingeriu uma grande quantidade de uma planta medicinal muito poderosa e foi curado imediatamente. Depois de alguns dias, Devadhatta também ficou doente e querendo provar que ele também tinha o mesmo poder digestivo de Buddha, pediu ao médico para lhe dar o mesmo remédio. O médico, porém, deu-lhe metade da quantidade e o advertiu contra tomar o medicamento. Devadhatta porém ignorou o conselho e logo após ter comido a planta ficou muito doente. Nenhum remédio poderia curar seus sintomas e Jivaka, o mais renomado médico daquele tempo, disse a ele que somente Buddha teria o poder de curá-lo. Quando Buddha soube o que tinha acontecido, imediatamente foi ver Devadhatta e colocando suas mãos sobre sua cabeça disse:
“Se for verdade que eu sou iluminado e que eu tenho exatamente o mesmo amor por Devadhatta que pelo meu único filho Rahula, então por esta verdade que esta doença seja curada”. Naquele momento uma poderosa energia de cura fluiu através das mãos de Buddha e Devadhatta foi instantaneamente curado.

Daquele momento em diante iniciou-se a tradição budista de cura com as mãos. Nós podemos ver exemplos dessa técnica, esculpidos em painéis do século VIII nos monumentos budistas Mahayana-Vajrayana, de Borobudur na ilha de Java, Indonésia.

Tchawang NgalSo Reiki
Cura através das mãos de acordo com a
linhagem de Buddha Shakyamuni
de T.Y.S. Lama Gangchen

Endereço

Rua Apinagés, 1861
Sumaré – São Paulo – SP
CEP: 01258-001
Estamos a cinco quadras da estação do metrô Vila Madalena

 info@centrodedharma.com.br
(11) 3871-4827

Horários de Funcionamento

Bazar
Terça a sexta: das 10h às 20h
Sábado: das 10h às 19h
(11) 98611-0762
 bazar@centrodedharma.com.br

Secretaria
Terça a sexta: das 10h às 20h
Sábado: das 10h às 19h
(11) 3871-4827
 adm@centrodedharma.com.br

Redes Sociais

©2023 Ngalso · Lama Gangchen Western Buddism