Curso de Introdução ao Budismo 2023

Curso de Introdução ao Budismo – Presencial (Módulo I)
Aos sábados, das 15h às 17h30
Datas: 19/8, 2/9, 16/9 e 30/9

Se você está começando a frequentar o Centro de Dharma, esta é sua chance de conhecer mais sobre os principais conceitos do budismo.

Quem foi Buddha Shakyamuni? O budismo é uma religião ou uma filosofia? O que são as Quatro Nobres Verdades? O que significa tomar refúgio? E afinal, como monto meu altar e começo a meditar de forma proveitosa?

Estes e outros aspectos serão abordados em uma linguagem simples e acessível ao novo praticante. Mas, se você já pratica há algum tempo e deseja reciclar seus conhecimentos ou aprofundar-se em algum ponto, este curso também é para você. Todos são bem-vindos!

Agenda

Aula 1 –  19/08 – A história de Buddha e a nossa Linhagem –  Mônica Miguez
Aula 2 – 02/09  – As Quatro Nobres Verdades – Ana Paula Chaves
Aula 3 – 16/09  – Como meditar I – Daniel Calmanowitz
Aula 4 – 30/09 – Como meditar II – Daniel Calmanowitz

 

Vagas limitadas

A entrada em cada aula será 1kg de alimento não perecível. Caso não traga, será cobrado o valor de R$ 10,00 para a compra de alimentos que serão doados.

Inscrições na recepção no dia 19/8. Só será permitido ingressar até a aula 2.

Tolerância de 30 minutos de atraso.

Inscrições e informações
com Odair, pelo tel. (11) 3871-4827 ou email info@centrodedharma.com.br

Resenhas

Aula 1
Quem foi Buddha Shakyamuni? A história e a jornada espiritual de Sidharta Gautama
Budismo: religião ou filosofia de vida?

Aula 2

As Quatro Nobres Verdades: a Verdade do sofrimento, a Verdade da causa, a Verdade da cessação e a Verdade do caminho. No que consistem o sofrimento e a insatisfação? Quais são suas verdadeiras causas?

Aulas 3 e 4
Nessa aula será apresentado um roteiro que poderá auxiliá-lo em suas sessões diárias de concentração e meditação
O que é tomar refúgio e gerar a Bodhichitta. Guru Yoga. O significado das preces que antecedem as práticas de meditação e como fazê-las.

 

Bios

Monge Daniel Calmanowitz

Um dos fundadores do Centro de Dharma é monge ordenado desde 2011 e vice diretor-presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz. Discípulo de Lama Gangchen Rinpoche desde 1987, acompanhou-o em retiros e peregrinações em várias partes do mundo – Brasil, Índia, Tibete, Nepal, Indonésia, Myanmar, Tailândia e Itália. É coordenador e instrutor de cursos, retiros e práticas de meditação e filosofia budista, assim como de programas de educação de Cultura de Paz.

Monica Miguez Guimarães

Trabalha no Centro de Dharma e é voluntária na Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz. Discípula de Lama Gangchen Rinpoche desde 1989, acompanhou-o em retiros e peregrinações no Brasil, Chile, Indonésia, Itália, Nepal e Tibete. É coordenadora e instrutora de cursos, retiros e práticas de meditação e filosofia budista.

Ana Paula Chaves

Discípula de Lama Gangchen Rinpoche e Lama Michel Rinpoche desde 1997. Coordena práticas de meditação, cursos e retiros desde 1998. Participou da organização do Fórum Espiritual para o diálogo inter-religioso. Fez viagens de peregrinação para a Amazônia, Borobudur (Indonésia) e Nepal. Foi conselheira e atualmente é diretora administrativa do Centro de Dharma.

Fernanda Machado Christophe

Discípula de Lama Gangchen Rinpoche e Lama Michel Rinpoche desde 2000. Já participou de viagens de peregrinação para o Tibet, Amazônia, Borobudur (Indonésia) e já realizou retiros e trabalho voluntário em Albagnano Itália. Também colabora com traduções de textos.

Foi diretora do filosófico e atualmente é conselheira e coordenadora de práticas de meditação no Centro de Dharma da Paz.

Endereço

Rua Apinagés, 1861
Sumaré – São Paulo – SP
CEP: 01258-001
Estamos a cinco quadras da estação do metrô Vila Madalena

 info@centrodedharma.com.br
(11) 3871-4827

Horários de Funcionamento

Bazar
Terça a sexta: das 10h às 20h
Sábado: das 10h às 19h
(11) 98611-0762
 bazar@centrodedharma.com.br

Secretaria
Terça a sexta: das 10h às 20h
Sábado: das 10h às 19h
(11) 3871-4827
 adm@centrodedharma.com.br

Redes Sociais

©2023 Ngalso · Lama Gangchen Western Buddism