
Na tradição budista realizam-se diferentes Pujas (cerimônias de dedicação) para gerar energia positiva, remover obstáculos e condições negativas e fazer dedicações especialmente para alguém ou alguma situação, tais como: falecimento, bênçãos para um recém-nascido, uma nova casa ou local de trabalho, purificação, processos de cura, prosperidade etc.
Com uma motivação pura e virtuosa, o praticante acumula méritos, pacifica condições negativas e aumenta as condições para o desenvolvimento do próprio caminho espiritual.
O Centro de Dharma realiza esses Pujas seguindo as datas mais propícias para cada prática, de acordo com o calendário lunar tibetano. Por ser um calendário lunar, as datas não são fixas e variam a cada mês.
Os Pujas de dedicação acontecem paralelamente às atividades regulares.
Conheça as datas propícias para cada Puja
Buddha da Medicina – 8º dia do calendário lunar: para a saúde física e mental, bênção para doentes e falecidos
Tara Tchittamani– 15o dia do calendário lunar, lua cheia – para sucesso nos projetos, eliminação de interferências, bênção para doentes e falecidos e dedicações em geral
Protetor – 29 o dia do calendário lunar – para harmonização astrológica, proteção em geral, funerais, bênçãos para um recém-nascido, bons auspícios para uma nova casa, local de trabalho ou um novo projeto
Guru Puja
Realizado no 10º e 25º dia do calendário lunar (Dia dos Dakas e Dakinis,) o Guru Puja também é uma cerimônia para a acumulação de méritos e dedicação em geral.
Como participar
- No Guru Puja não haverá registro de nomes para dedicação, nem doação sugerida.
- Pedimos aos que desejarem colaborar com as oferendas para trazerem alimentos não perecíveis, que serão abençoados durante o Guru Puja e depois doados para instituições com programas sociais.
Nos dias de Guru Puja, as práticas regulares serão canceladas.