Rua Apinagés, 1861, Sumaré – São Paulo/SP

Medicina no Ocidente e no Oriente

Medicina no Ocidente e no Oriente

Sistema Médico Tibetano

Medicina no Ocidente e no Oriente

Através da história e por todo o mundo, as pessoas têm-se mostrado interessadas e têm dedicado suas vidas em curar outras pessoas, tendo assim se desenvolvido, numerosas e diversificadas tradições de cura. Dentro do Budismo Tibetano, há também diversos sistemas de cura, alguns simples e outros especiais.

Há muitos métodos de cura que usam, por exemplo, os cinco elementos, sons como sinos ou mantras, cores e até mesmo as pinturas ou thangkas são consideradas arte de cura, por causa das cores e dos símbolos usados. Todos esses são métodos que também nos conduzem à iluminação.

A tradição tibetana também tem um incrível e profundo conhecimento médico, que não é composto somente de ensinamentos religiosos e filosóficos. Infelizmente, houve uma perda no desenvolvimento destes campos de cura no Ocidente, quando de fato, hoje há a necessidade de desenvolver um sistema médico que esteja baseado não somente na tecnologia, mas também nesse tipo de sabedoria de cura dos nativos.

A ciência moderna pode confirmar os benefícios das novas drogas ou tratamentos por verem, checarem e medirem com seus instrumentos. Mas, muitos médicos e pacientes têm experimentado pessoalmente os resultados dos métodos tibetanos de cura e têm também confirmado seus benefícios.

Hoje em dia, há muitas doenças novas que os médicos são incapazes de curar. Para algumas doenças há remédios muito eficazes, mas para outras não. Doença significa que nossos elementos e emoções estão desequilibrados. Atualmente, todos os elementos que compõem nossos mundos externos e internos estão doentes. Os elementos grosseiros externos tais como o ar que nós respiramos, a água que nós bebemos e o solo onde plantamos nossos alimentos estão totalmente poluídos, mas nós ainda precisamos usá-los para sobreviver. É importante para nós cuidarmos e curarmos esses elementos.

Atualmente nós temos que conviver demais com os efeitos colaterais negativos, não apenas do meio-ambiente, como também dos medicamentos que tomamos para nos curar. Precisamos fazer alguma coisa para superar esses efeitos negativos, que também influenciam nossa mente e se refletem também no nosso corpo físico.

do livro:

Tchawang NgalSo Reiki
Cura através das mãos de acordo com a
linhagem de Buddha Shakyamuni

de T.Y.S. Lama Gangchen

X